Quinta do Acipreste

Quem somos

Descubra e apaixone-se pela nossa história

A História da Quinta do Acipreste

Os primeiros muros da Quinta do Acipreste foram erguidos há 30 anos. Foi no princípio dos anos 90 que todo este sonho começou a tornar-se realidade. A princípio foi criada para lazer pessoal dos proprietários. Mas foi ganhando dimensão a partir de 2011, após primeiro casamento realizado na mesma.
Com o vasto apoio de amigos, vizinhos e até mesmo visitantes, os proprietários decidiram então abrir as portas para o exterior e adaptar um espaço que foi durante 15 anos para lazer, a eventos.
Assim, podemos dizer que a Quinta do Acipreste é hoje o lugar ideal para concretizar os seus sonhos!

Moinho de vento

O nosso moinho de vento, construído em 2011, é totalmente operacional. 
Nele, já foi moída farinha e trigo que serviram posteriormente para fazer pão para consumo próprio.

Adega

A adega da Quinta do Acipreste segue a regra da tradição vitivinícola de Alcobaça.
Na nossa adega poderá visitar uma réplica de um pequeno lagar onde eram antigamente pisadas as uvas para depois ser feito o vinho.
Esta instalação também pode albergar festas com um número reduzido de convidados, em ambiente intimista e com todo o requinte.

Eira

Qualquer Quinta ou casa agrícola que se prezasse teria que ter também uma eira.
Este era um local de trabalho, onde se faziam as descamisadas, onde se malhava o feijão e onde se punham a secar legumes ou cereais.
Para manter um boim ritmo de trabalho e ânimo, enquanto uns trabalhavam, outros tocavam sanfona, acordeão ou gaita-de-beiços.
Foi neste ambiente que nasceram muitas das modas que os ranchos folclóricos da região ainda hoje dançam nas suas actuações.
Esta é uma região rica no folclore, num raio de 5kms existem 4 Ranchos Folclóricos.

Oliveiras

As oliveiras presentes na Quinta do Acipreste foram inicialmente plantadas para fins de decoração.
Hoje em dia, as suas azeitonas são usadas para produzir azeite para consumo próprio.

Boxe e Picadeiro

O Zagalo e a Jade são os inquilinos da nossas boxes.
O Zagalo representa o nosso típico cavalo português de raça Puro Sangue Lusitano, enquanto a raça Percheron da nossa Jade era, em tempos antigos, em várias regiões da Europa, utilizada para trabalho agrícola.
O bar do picadeiro é uma das nossas instalações que se ajusta particularmente a festas com público infanto-juvenil. A proximidade com os animais, o conforto e a estética fazem dele uma boa escolha para festas com a miudagem.

Estábulo e pastagem

Na Quinta do Acipreste vai encontrar “animais de trabalho” que eram utilizados para o transporte de colheitas e trabalhos agrícolas.
Na pastagem vai encontrá-los, misturados, em são convívio com a natureza.
Numa outra pastagem anexa podemos encontrar ovinos e caprinos.